segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Inveja

"Seja como for, quando pensamos em um deus, sendo nós mortais e vulneravelmente destrutíveis, invejamos seu dote natural que o presenteia com a dadiva da onipotência. O humano inveja o deus em sua capacidade de transformação do real naquilo que deseja. O mortal é fascinado com a faculdade do deus de assistir aquilo que imaginava se concretizar para seu deleite. Mas, pensando unicamente por esse vértice, deixamos de conhecer a experiência de um desafortunado que habita cada deus. O deus, de forma inversa ao mortal, inveja exatamente a possibilidade de viver cada dia como se fosse o último. Uma experiência negada a ele, um dom ausente em sua existência."

Renato Dias Martino; Pensamentos.

3 comentários:

  1. "os homens...perdem a sa~ude para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer...e morrem como se nunca tivessem vivido."
    Dalai Lama

    " a felicidade é um breve momento entre duas tristezas"

    é fernando...nós somos mortais...e podemos objetivar nossas conquistas...e conquistá-las.
    mas...e o nosso tempo para apreciá-las? Nós não invejamos os deuses por serem mortais...mas nós invejamos por não apresentarem sofrimento...agora te pergunto...as conquistas seriam conquistas se nós não sofressemos? Voar é tão bom porque temos o risco de cair? Ou gostamos de estar por cima dos outros? Ou simplesmente gostamos da sensação de liberdade com o vento em nossos rostos?
    Os deuses não nos deviam invejar...e sim ter pena de nós...por não saber usar o que temos de mais belo...a vida! Mágica!

    Nilson Yugo Matsuo

    ResponderExcluir
  2. É, pra mim não é inédito.
    Isso me deixa sem palavras.
    Aliás, já estava sem elas.

    ResponderExcluir
  3. Se ter preocupação, problemas e reviravoltas nos distanciam de Deus, eu quero mais é que Deus não fique no meu caminho... xD~

    ResponderExcluir