segunda-feira, 27 de julho de 2009

Monólogo

A Pior das Esperanças
Que corroem-me em Lembranças
Fora sempre alimentada,
Mesmo valendo nada!

Mesmo valendo nada?
Inestimável é o valor
Que passara com sua amada.
Hoje é dor, mas ontém foi amor.

Do que me vale o passado
Se vivo o presente?!

O passado é um significado
Do que hoje se sente.

Sentir? Há um grande vazio.
Isso sim eu sinto!

Um ser de fúria grita no teu seio,
Pois esse grande vazio é tão cheio!
Cheio de saudade e amor. Que bonito!
Sentimentos que voam ao infinito...


Fernando Neves; Rascunho do Dia.

Felicidade

"Felicidade é a realização imediata de um impulso instintivo, nada a supera, mas nunca dura."


Freud; Frases.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Confissões de um Qualquer

"Aos meus olhos a morte já não é mais um tormento"

Pode-se dizer que não há mais vida naquele corpo gélido; que já não corre mais o próprio sangue naquelas velhas veias. Um saco de carne e osso sem alma. Só assim para se tornar um imortal. Ao passar das décadas, sempre vejo os humanos se queixarem da morte, da falta de vida nas suas próprias vidas. Egoísmo.
Acompanhei vários mortais e percebi o quanto é efêmero o tempo de vida deles, mesmo sabendo que a concepção de tempo é relativa. Todavia, décadas de existência são o bastante para se ter noção que o tempo não é mais um limite cronológico. Aos meus olhos a morte já não é mais um tormento. A vida, se é que pode chamar isto de vida, essa sim é um tormento. Ver as pessoas degradando-se com o simples toque do vento, com a simples inspiração do oxigênio. Uma lágrima. Ver quem você ama deixando esse mundo.
O amor. Um sentimento tão nobre. Complexo para alguns, simples para outros... Um sentimento, uma força que nasce no limbo racional mas que povoa o irracional; o incompreensível. Rodiada de conceitos e significados ainda permanece sobre nós. Entro em conflito com meu próprio ser a cada gota de sangue que corre nos meus lábios. As madrugadas nunca foram tão frias ao pensar: "Será que essa vida sugada era amada por alguém?". Amor, piedade, respeito à vida...
A concepção de vida ganha significado e valor maior quando analisada de maneira a ter em mente que dentre improbabilidades e ocasionalidades, colisões atômicas e moleculares, teoria do caos, ressônancia eletromagnética, seleção natural... Uma gama de fatores a deriva do acaso que se finaliza naquilo chamado vida. O nascer de um bebê pode ser tão comum no nosso cotidiano. Mas aos meus olhos é um milagre. Um milagre que numa noite qualquer eu tiro com apenas uma mordida. Será que não é eu o Egoísta?
Essas reflexões ainda alegram-me ao iludir com a idéia de um sopro humano ainda existente nesse ser. Porém, minha raiva, meu ódio, minha fúria tornam-se maiores quando vejo aquelas criaturas matarem-se por dinheiro, ganância, poder... Guerras. Meu respeito à vida acaba por aqui. Saboreio cada gota de sangue desses monstros como se fossem as últimas tomadas nessa minha passagem pela Terra. Infelizmente, só assim me sinto livre em ser o que sou.


Fernando Neves; Projetos Aleatórios.