quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Palavras de um Poeta

Estendido, meus olhos pesavam. A escuridão tomava o horizonte cada vez mais pequeno, pequeno; pequeno... pequeno. O corpo estava leve, não se sentia mais nada. Não se ouvia mais a respiração. Espaço e tempo já não se tinha mais noção. Enfim, estava deitado. Apenas a imagem plena da escuridão. De repente uma cena! Colorida. Ofuscante. Imagens rápidas. Rostos de pessoas conhecidas. Objetos. Mais pessoas. Um outro lugar. Agora, outro. Você?! O quê? Você está no meu sonho?! Mas que estranho. O que faz aqui?! Que tédio! Estou ficando nervoso, por que você não fala?! Por que não me responde?! Seus olhos movem de lá para cá. Está lendo alguma coisa?! Que horrível... meu corpo! Sou letras, palavras, expressões! Ah! Não, não quiz dizer isso! Não sou dono dessas palavras! Estou louco meu Deus?! Tum-tum: Suspiros ofegantes. Tum-tum: Respiração acelerada. É, acho que foi mais um pesadelo. Sempre tenho a impressão que eu sou as palavras que eu digo. Ou as palavras que eu digo são realmente eu?
Pensamentos. Folhas em branco tornando-se histórias. Máscaras e mais Máscaras. A arte de fingir. Poeta: aquele que cria personagens, cria mundos; cria emoções. Mas será mesmo que todo poeta é imparcial?! E seus desejos, sentimentos, instintos... será que são sempre fingimentos? Alguma verdade... alguma. Pelo menos a verdade de um ser instável, dinâmico; em transformação. Ser que transforma os sentimentos em letras; letras que significam emoções. Deuses no mundo preto e branco; na tinta e no papel.


Fernando Neves; Rascunho do Dia.

7 comentários:

  1. pQP kra..
    q viagem
    Eu ainda não me decidi oq me diz mais, os dissertativos ou os poéticos....


    E com esse seu texto a disputa fica ainda mais apurada..

    AhaHaha

    ResponderExcluir
  2. Muito dez esse seu texto! Juro que quase não parei pra respirar até terminar de ler. Senti-me realmente em um sonho (muito louco por sinal =D),e nem preciso dizer que essa capacidade de transmitir emoções com tanta intensidade já te qualifica como um escritor fantástico.

    Aliás, achei que esse estilo de escrever combina com você (pelo menos pra alguma coisa meus posts serviram né... uashsauhsau).

    Enfim, você já sabe o tanto que eu admiro seus textos, então é redundância ficar te elogiando, mesmo porque um comentário não seria nem um pouco suficiente para tanto.

    Ah, e respondendo às suas questões, eu conheço o Nícholas pessoalmente, somos da mesma cidade, e a Alzira é minha professora de Literatura (muito adorada por seus alunos, por sinal... XD. E só pra informar, tô bolando um post meio parecido,tipo no estilo, espero que goste

    Até mais, e nos vemos no próximo post (meu ou seu, tanto faz usahsauh).

    ResponderExcluir
  3. eh isso ai..
    POeta eh aquele que finge
    é aquele que entende o que os outros sentem.
    é como no teatro:
    você tem que ser outra pessoa,com outras palavras,sotaques,jeitos,vícios e sonhos.
    Por falar em sonho.quando saimos do palco o que eh sonho?
    O que acabamos de viver?
    Ou o sonho terá começado assim que colocamos os pés para fora do palco?
    O que seria dos poetas se não tivessem máscara?
    Seriam esculaxados pela sociedade eu acho.
    Assim como uma criança condena um palhaço (ou o papai noel do shopping) quando descobre que ele é só mais uma pessoa como outra qualquer,a mágica some.

    ResponderExcluir
  4. k'ra...nessa vc se superou!!
    simplesmente místico!
    fico baum pacaramba esse seu pensamento!!manda pro gouveia ler, ele vai cai de testa no chão duahduhduaha
    abraçss

    ResponderExcluir
  5. o poeta, pra mim, não finge...
    o poeta ,pra mim, enxerga o que normalmente não se vê..

    ResponderExcluir
  6. Nhaaaa li o post hj... e achei d+!!
    Adorei... adorei a maneira como escreveu... dissertativa, se é que se pode dizer assim...
    A sensaçao que me causou ao ler... aquela vontade de saber como vai terminar... aquela sensaçao de estar nesse sonho... Mto bom!

    ResponderExcluir
  7. O poeta é aquele que sente por todos, aquele que vê e enxerga, aquele que pinta os quadros mais assombrosos com tintas coloridas, aquele que reiventa o que foi inventado, aquele que não se esquece da sua solidão, aquele que antes de poeta é humano que sente e vive, tanto na alegria quanto na dor. Enfim, você está no caminho, vc é poeta, porra!

    ResponderExcluir